quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mínimo Necessário

   Os Equipamentos Básicos(mínimos) que são necessários para se realizar uma gravação são poucos. Tudo se resume a um computador, uma interface de audio, um microfone e uma monitoração de referência.
   São poucos os equipamentos, mas eles requerem algumas especificações para que você possa gravar com um mínimo de qualidade.


Computador

   Quando falamos de computadores a primeira coisa que me vem em mente é a guerra Apple x Microsoft. Uma grande polêmica e vários mitos rodeiam o assunto, mas realmente o que mais conta é um sistema operacional bem instalado, longe de vírus, e HD`s bem gerenciados e desfragmentados. Estes pequenos mas importantes detalhes aliados a uma configuração de hardware mediana já vão te garantir trabalhar com audio livre de dores de cabeça.

   E falando de hardware, que é o "motor" do computador, quanto mais potente melhor né!? Mas não precisa necessariamente ter a configuração top de linha para gravar uma música de qualidade. Feliz e infelizmente a tecnologia se renova a todo tempo, mas hoje (dia 01/11/2013), um computador munido de um processador intel core2duo 2.5 + 4Gb de memória RAM por exemplo, já são suficiente para se começar a gravar.


Interface de Audio

   Interface de audio (também conhecida como placa de audio) é o equipamento responsável por receber o audio, seja ele vindo de um microfone ou de um instrumento, e converter em digital com uma qualidade legal pra dentro do seu programa de gravação. Graças ao avanço da tecnologia, hoje mesmo placas mais baratas já oferecem um mínimo necessário(taxa de amostragem de 24bits/44.1kHz) para se gravar com qualidade profissional. E com dois canais de entrada e dois de saída em uma interface já se consegue trabalhar bem, gravando praticamente tudo em um home-studio. Placas como a M-Audio Fast Track Pro, Presonus AudioBox e Focusrite Scarlett 2i2 são bons exemplos para esta finalidade.























Microfone

   O microfone é o "agente" responsável por captar as ondas sonoras geradas pela sua voz ou instrumento e converte-las em sinal elétrico.
Existem três tipos de microfones: Dinâmicos, Condensadores e de Fita.
E diferentes tipos de padrões polares: Omnidirecional, Bi-Direcional, Cardióide e Himercardióide.
   Mas dentre todas estas opções os microfones usados em 80% das gravações são os Dinâmicos e Condensadores, e ambos com padrão polar Cardióide. 
   Microfones como MXL 990, Audiotechnica AT202 (ambos condensadores) e Shure SM57 (este dinâmico), são uma ótima pedida para se gravar com qualidade se gastando pouco.

  
Monitores de Audio

   Os monitores de audio são responsáveis por reproduzir os sons que foram gravados e estão sendo tocados pelo seu programa de gravação. E é extremamente importante que eles sejam de qualidade, por que se eles estiverem "mascarando" seu som de alguma maneira, podem arruinar por completo sua miragem. Um exemplo básico disso é, se seus monitores estiverem reproduzindo graves demais, automaticamente você vai mixar a sua música tirando esse excesso de graves, e quando você for escutar a sua música em outro lugar, vai sentir falta dos graves. O mesmo pode acontecer com outras freqüências, então é muito importante que os seus monitores tenham uma resposta o mais equilibrada possível. 
   Os Yamaha HS50 e os KrK Rockt 5 são monitores com um bom preço e vão lhe entregar a qualidade necessária para se mixar uma música com segurança.



   
   Dentre os 4 equipamentos citados, os monitores de audio são o investimento mais caro. Então vou dar uma dica interessante para quem não tem toda essa grana pra investir.
Se você adquirir uma monitorarão barata e de baixa qualidade dentro de pouco tempo você vai sentir a necessidade de substituí-los, e então aquele investimento inicial vai ser perdido. Então se você não tem dinheiro suficiente para comprar um par de monitores com um mínimo de qualidade, a alternativa são os Headphones.
   Com um terço do valor de um par de monitores mediano você compra um fone de ouvido de ótima qualidade, que vai te auxiliar nas mixagens muito mais do que um par de monitores de baixa qualidade. E se você cuidar bem deles, com certeza vão te acompanhar pro resto da vida.
Fones como o Sony MDR-7506, AKG K240 e Sennheiser HD 202 são modelos mais clássicos..




 

   E esse foi um apanhado geral dos equipamentos mínimos necessários para se produzir uma música com padrão de qualidade legal. Esses poucos equipamentos aliados a um bom conhecimento são suficientes para se produzir uma música de sucesso !!!








segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sobre mim.. Sobre o estúdio.. Sobre o blog..

   Fala galera.. Me chamo Lucas Betini, de Vitória-ES, músico e proprietário do 'Casa do Lucas Estúdio'. Sou um cara aficionado por música em geral, de todos os estilos(porém de boa qualidade ..rs), e encantado pela produção musical como um todo. Atualmente trabalho na parte de apresentações como guitarrísta e violonista de algumas bandas aqui da minha região, e no meu estúdio como um "faz tudo", exercendo funções de produtor musical,   músico, engenheiro de mixagem e masterização, técnico em eletrônica, etc.. etc.. 


  
   O 'Casa do Lucas Estúdio' fica situado mais especificamente na sala do meu apartamento, bem ao modo "home studio". Com um bom tamanho (aprox. 4 x 8 m²), o espaço consegue acomodar bem todos os meus instrumentos e equipamentos de gravação, me dando bastante mobilidade e conforto para poder trabalhar. Como é um ambiente doméstico, a acústica não é perfeita, e também tenho que saber lidar com ruídos gerados, tanto de pessoas, carros, animais, aviões, etc, que passam aqui por perto.. quanto de volumes excessivos gerados aqui no estúdio. Mas como já trabalho a bastante tempo desse modo, já sei 'driblar' os ruídos externos e controlar os internos.. E quando a acústica, tenho algumas espumas do tipo sonex ao meu favor.. rs !


   
   E por eu gostar muito e estar sempre envolvido e buscando informações a respeito de produção musical em geral, decidi criar esse blog para dividir com vocês informações do meio da música em geral, como também compartilhar experiências vividas por mim, seja ela nos palcos ou em estúdio. 
   Vou tentar ser sempre o mais direto e simples possível com os conteúdos aqui postados, sem usar muitos termos técnicos avançados, para que todos possam entender facilmente e praticar junto.



   Por fim, as fotos postadas aqui são do meu estúdio.. Onde eu passo a maior parte do tempo !! rs.. Espero que curtam..