quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mínimo Necessário

   Os Equipamentos Básicos(mínimos) que são necessários para se realizar uma gravação são poucos. Tudo se resume a um computador, uma interface de audio, um microfone e uma monitoração de referência.
   São poucos os equipamentos, mas eles requerem algumas especificações para que você possa gravar com um mínimo de qualidade.


Computador

   Quando falamos de computadores a primeira coisa que me vem em mente é a guerra Apple x Microsoft. Uma grande polêmica e vários mitos rodeiam o assunto, mas realmente o que mais conta é um sistema operacional bem instalado, longe de vírus, e HD`s bem gerenciados e desfragmentados. Estes pequenos mas importantes detalhes aliados a uma configuração de hardware mediana já vão te garantir trabalhar com audio livre de dores de cabeça.

   E falando de hardware, que é o "motor" do computador, quanto mais potente melhor né!? Mas não precisa necessariamente ter a configuração top de linha para gravar uma música de qualidade. Feliz e infelizmente a tecnologia se renova a todo tempo, mas hoje (dia 01/11/2013), um computador munido de um processador intel core2duo 2.5 + 4Gb de memória RAM por exemplo, já são suficiente para se começar a gravar.


Interface de Audio

   Interface de audio (também conhecida como placa de audio) é o equipamento responsável por receber o audio, seja ele vindo de um microfone ou de um instrumento, e converter em digital com uma qualidade legal pra dentro do seu programa de gravação. Graças ao avanço da tecnologia, hoje mesmo placas mais baratas já oferecem um mínimo necessário(taxa de amostragem de 24bits/44.1kHz) para se gravar com qualidade profissional. E com dois canais de entrada e dois de saída em uma interface já se consegue trabalhar bem, gravando praticamente tudo em um home-studio. Placas como a M-Audio Fast Track Pro, Presonus AudioBox e Focusrite Scarlett 2i2 são bons exemplos para esta finalidade.























Microfone

   O microfone é o "agente" responsável por captar as ondas sonoras geradas pela sua voz ou instrumento e converte-las em sinal elétrico.
Existem três tipos de microfones: Dinâmicos, Condensadores e de Fita.
E diferentes tipos de padrões polares: Omnidirecional, Bi-Direcional, Cardióide e Himercardióide.
   Mas dentre todas estas opções os microfones usados em 80% das gravações são os Dinâmicos e Condensadores, e ambos com padrão polar Cardióide. 
   Microfones como MXL 990, Audiotechnica AT202 (ambos condensadores) e Shure SM57 (este dinâmico), são uma ótima pedida para se gravar com qualidade se gastando pouco.

  
Monitores de Audio

   Os monitores de audio são responsáveis por reproduzir os sons que foram gravados e estão sendo tocados pelo seu programa de gravação. E é extremamente importante que eles sejam de qualidade, por que se eles estiverem "mascarando" seu som de alguma maneira, podem arruinar por completo sua miragem. Um exemplo básico disso é, se seus monitores estiverem reproduzindo graves demais, automaticamente você vai mixar a sua música tirando esse excesso de graves, e quando você for escutar a sua música em outro lugar, vai sentir falta dos graves. O mesmo pode acontecer com outras freqüências, então é muito importante que os seus monitores tenham uma resposta o mais equilibrada possível. 
   Os Yamaha HS50 e os KrK Rockt 5 são monitores com um bom preço e vão lhe entregar a qualidade necessária para se mixar uma música com segurança.



   
   Dentre os 4 equipamentos citados, os monitores de audio são o investimento mais caro. Então vou dar uma dica interessante para quem não tem toda essa grana pra investir.
Se você adquirir uma monitorarão barata e de baixa qualidade dentro de pouco tempo você vai sentir a necessidade de substituí-los, e então aquele investimento inicial vai ser perdido. Então se você não tem dinheiro suficiente para comprar um par de monitores com um mínimo de qualidade, a alternativa são os Headphones.
   Com um terço do valor de um par de monitores mediano você compra um fone de ouvido de ótima qualidade, que vai te auxiliar nas mixagens muito mais do que um par de monitores de baixa qualidade. E se você cuidar bem deles, com certeza vão te acompanhar pro resto da vida.
Fones como o Sony MDR-7506, AKG K240 e Sennheiser HD 202 são modelos mais clássicos..




 

   E esse foi um apanhado geral dos equipamentos mínimos necessários para se produzir uma música com padrão de qualidade legal. Esses poucos equipamentos aliados a um bom conhecimento são suficientes para se produzir uma música de sucesso !!!








8 comentários:

  1. esse microfone sm 57 serve para gravar voz???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve sim Thiago.. Muitos dizem que o cantor Bono Vox gravou o vocal de alguns discos do U2 com esse modelo de microfone !

      Excluir
  2. BOA NOI AMIGO TENHO UMA MESSE DE SOM DA PHONIC AM442D A INTERFACE DE AUDIO QUE VEM NELA É BOA PARA UMA GRAVAÇÃO ??? E USSO UM MICROPHONE DA ARCANO ST A1 PODE ME RESPONDER E ME AJUDAR NESSA DUVIDAS DESDE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  3. Olá Maykon.. Infelizmente eu não conheço nenhum dos dois equipamentos pessoalmente. Sobre a mesa, eu sei que funciona bem por ter um amigo que a utiliza em algumas gravações em seu home studio, e ele consegue bons resultados nas suas gravações, mas infelizmente, apesar de ela ter vários canais de entrada, ela só manda para o computador um LR (dois canais) do canal master. Quanto ao microfone eu não sei te dizer a respeito, mas como falei no artigo, hoje até equipamentos mais baratos estão com uma qualidade de som bem bacana !!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Falaí Vinícius, sou de Recífe não mano.. Sou de Vitória - ES !!

      Excluir
    2. Amigo...como posso achar o Mixer virtual da minha audioBox USB aquela da foto la em cima....me ajude ..meu email é vinia39@gmail.com..
      Obrigadoo

      Excluir