
A 20 anos atras gravar uma música em estúdio era o sonho de toda banda de garagem.. Ter uma simples "demo-tape" com uma música que seja já era motivo de orgulho, e também um meio de se divulgar a sua banda. Só que os músicos que fizeram parte dessa geração sabem como era difícil e caro realizar este sonho. Essa dificuldade era por conta do difícil acesso a equipamentos de gravação e por conta do alto custo, e a idéia de ter um estúdio de gravação em casa, no seu quarto ou garagem, nem se passava pela cabeça de ninguém.
Nessa época o equipamento que se tinha para gravar de mais fácil acesso era um tape-deck. Eu não sou tão velho assim ..rs, mas me lembro até hoje como era: ligávamos todos os instrumentos e microfones (alguns para cantar e apenas um para a bateria, que geralmente ficava encima do bumbo, exatamente embaixo dos tons) em uma mesinha de 8 canais, e com um cabo RCA ligávamos do rec out da mesa para o rec in do tape-deck, e estava montada a estação de gravação.. rsrs! Até que é inventado um aparelho que resolveria todos os nossos problemas: O Tascam portastudio.. Que era uma mesinha de 4 canais já com um gravados de fita embutido com botões de rec, play, stop, digitais. E esse equipamento foi a base dos primeiros "home stúdios" da época.
Hoje graças ao avanço da tecnologia, podemos ter uma estação de gravação completa em casa. Até uns 5 anos atras o home studio era considerado uma alternativa barata e de menor qualidade para se realizar uma gravação, mas hoje posso afirmar que muitos home studios batem de frente com estúdios grandes no quesito equipamento e qualidade, perdendo algumas vezes só pelo espaço físico mesmo.
Então fiz um apanhado geral na internet de algumas estações de trabalho "caseiras". Vou postar as fotos e fazer meus respectivos comentários...

Munido de Várias telas (lap top, monitor de vídeo e tablet), mais um par de monitores de audio krk e um poderoso teclado yamaha motif, esse é um bom exemplo de estúdio no quarto.

Este provavelmente o home studio de um DJ com teclado e pad controlador.
Gostei muito dessa sala. Uma bela mesa analógica, teclado controlador, bateria midi, muitas guitarras e um contrabaixo. Mas uma coisa me intrigou. Onde está o par da do monitor de audio Yamaha HS80 ???
Este é um clássico exemplo do post "mínimo necessário"que fiz a alguns dias atras. Bem simples e objetivo, mas não menos poderoso. Um Macbook Pro, um par de monitores de audio yamaha HS50, uma interface Digidesign M-Box e um Headphone AKG.
Uma mesa muito bonita porém com a disposição dos equipamentos um pouco desorganizada. Mas não pude deixar de reparar o pré Avalon e o compressor Fatso ali encima dessa "bagunça".
Nesse quarto, além de uma mesa com um computador, monitores de audio Yamaha HS80, interface Digidesign 003, bateria, guitarras, amplificadores, cabeças de alce na parede.. Também tem uma cama
: )
Sempre achei muito interessante esse tipo de mesa. Consegue acomodar muito bem todos os equipamentos necessários para produção musical.
E home studio de guitarrísta é assim, com caixa 4x12 e head de 100w dentro do quarto.. rs
Este muito bem servido de equipamentos. Monitores de audio de primeira linha.. Jbl e krk V6, mais uma interface Safire 56 e um octopré Focusrite, e um belo teclado controlador AKAI.
E esse ultimo.. Com uma tela de vídeo grande, monitores de audio yamaha HS50 e muito absorvedores e difusores acústicos nas paredes.
E este foi o meu parecer sobre Estúdios em Casa.. Espero que tenham gostado do post.. Agora bora trabalhar por que hoje é segunda feira galera !!! Boa semana a todos..








muito massa...
ResponderExcluirValeu Cristian !!
ExcluirBom artigo, Lucas! Abraço do Homestudio Som de Esquina! Rodolfo
ResponderExcluirValeu irmão.. Obrigado pelo elogio !!
ExcluirMuito bom! Estou, timidamente, iniciando a montar o meu. Deu inspiração. Forte abraço e sucesso sempre!
ResponderExcluirJeferson Silveira
http://jefersonsilveira.com